sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gats.


Gats, o Lucas, é o meu melhor amigo virtual de todos os tempos! :)

Me permitam ser um pouco brega, mas adoro ele mesmo, de verdade, de coração. Infelizmente só nos encontramos pessoalmente uma vez, numa viagem maluca para Floripa, com direito a cena de cinema e tudo: euzinha rolando escada abaixo, numa bar do centro, e torcendo o tornozelo em pleno verão! Um pecado. Bom, Gats quer ser escritor, e tem muito talento pra coisa - amiga coruja. Gats quis mudar de vida e foi morar na Argentina e depois em São Paulo - massa! Gats está no caminho certo, mas todos sabem que o caminho certo nem sempre é fácil. Ele tem um blog de contos - mesas e cadeiras - e escreve tudo em minúsculas. Ah, como a amizade é virtual, a entrevista foi via email, obviamente. Reiniciando o Todos Dizem Xis, lá vai:



Iara - A solidão te incomoda?


Lucas - acho que tanto incomoda quanto auxilia. no fim das contas, creio que a gente precise de equilíbrio -- uma dose igual de isolamento e sociabilidade --, só que esse equilíbrio a gente só consegue atingir depois que se conhece de uma forma mais definitiva, e se conhecer de forma definitiva exige muita conversa consigo mesmo, muita paciência e perseverança, e acima de tudo, muita paixão, aquela coisa de se ter tesão de viver e ser quem você é. é a velha máxima de se amar para poder amar e ser amado pelos outros.


bem, a solidão da cidade grande a qual tô sendo exposto agora tá me ajudando: tô passando muito mais tempo comigo mesmo, me dedicando as minhas causas, a me descobrir, a investir nos meus talentos e a desenvolver novas aptidões -- resumidamente, a saber de verdade quem eu sou pra poder sê-lo de forma transparente com as pessoas que amo e, principalmente, comigo mesmo. isso tá sendo vital, e tô me sentindo muito feliz por estar conseguindo traçar esse caminho de forma tão vivaz.


por outro lado, à medida que a gente vai se percebendo vem à tona aquela característica básica dos seres humanos: somos inerentemente sociais, não existimos exatamente enquanto elementos isolados nesse mar de gente que habita o planeta. então eu vou me bastando comigo mesmo, e nesse processo vou percebendo que preciso buscar outras paragens. é a segunda parte, buscar o tal equilíbrio de forças. eu quero muito encontrar gente com quem compartilhar coisas por aqui, conversar, sair por aí. ninguém é sozinho com aquele bom grado otimista, e agora tô saindo do casulo. aí a solidão atrapalha, e é difícil conhecer gente, e morar numa pensão e não ter exatamente um "lar" não ajuda muito no processo. não vou dizer que tá sendo fácil, mas sei que pouco a pouco as coisas vão se ajeitando nesse aspecto -- hoje mesmo fui visitar um amigo e passei a tarde conversando, jogando videogame e vendo futebol, hahaha.


Iara - A Copa foi decente?


Lucas - até que sim, eu me diverti vendo alguns jogos horrendos e fiquei feliz pela holanda na final, apesar de ter jogado aquém do que eu imaginava que poderia. gosto muito da espanha também. decente, mas nada sobrenatural.



Iara - Tá com medo de 2012?


Lucas - tô não, tô encarando naquela máxima de "o que tiver de ser, será", aproveitando pra compensar agora o tempo perdido antes, e fazendo minha parte pra não acelerar ainda mais o fim do mundo.



Iara - São Paulo: caos com oportunidades. Vale a pena?


Lucas - vale. bem, eu fiquei 1 ano em floripa buscando, sem sucesso, emprego na minha área. em sampa, 2 meses e cá estou eu numa empresa de legendagem de filmes. claro que a cidade não é uma santa milagreira, mas é inegável que oferece a maior gama de chances -- sem contar que é um laboratório que te capacita pra enfrentar qualquer outro lugar do planeta, praticamente. agora, que é caótica, é sim. a cidade não para nunca, todo mundo vive andando a mil, e é lógico que você entra no esquema, sem perceber. eu tinha a alma meio interiorana quando cheguei, aquela coisa dispersa e tranquila, e volta e meia hoje eu me percebo caminhando bem mais rápido que o habitual ou comendo quase sem mastigar pra ter tempo de pegar o metrô pro trampo. o clima de urgência te contamina fácil, e às vezes é tarefa árdua manter o controle.


o legal é que esse caos com oportunidade também se aplica a tudo aquilo que não tem a ver necessariamente com o profissional. tem tanta coisa pra se fazer a preços tão variados (inclusive a não-preços, haha) que você corre o risco de acabar fazendo nada por conta da dúvida. confesso que ainda preciso aproveitar mais a cidade, mas é impressionante como é impossível ficar parado por alguma justificativa que não seja pessoal -- por mais afastado que seja seu bairro, sempre tem alguma coisinha rolando por perto.



Iara - Já sabe em quem votar na eleições presidenciais?


Lucas - sei não, aliás, até acho que vou justificar, porque meu título ainda é de santa catarina. mas tô começando a me inteirar, só sei que no serra eu não voto.



Iara - Uma rapidinha (lá ele): 4 bandas inesquecíveis:


Lucas - Radiohead, The National, Legião Urbana e The Beatles.



Iara - Ok, última: literatura de banheiro, de cabeceira, ou de busú?


Lucas - de cabeceira, principalmente -- principalmente literatura fantástica. quase não leio revista, e adoro livros longos e que demandam certo esforço. mas no ônibus eu acabo ficando enjoado, além de preferir ver as paisagens e ouvir música e dar uma viajada na maionese, uhu!


Iara - Valeu Gats!


obs: fotos da viagem à Floripa - Dez/2007.



2 comentários:

Zélia Fajardini disse...

Iainha,
que entrevista "gostosinha"... E... que moço esperto... Vc também está com umas sacadas "espertas"...
Quer dizer que "o caminho certo nem sempre é fácil"?
Gostei.
Parabéns!
Da... TiAmigaCorujaZélia.

Bruna Santos disse...

Permitam-me dizer que das quatro fotos publicadas eu conhecia apenas duas! Isso é um pecado =P Beijo nos dois! Ainda que demasiadamente atrasado...